domingo, 7 de agosto de 2011

Licopeno - Excelente na prevenção do câncer de próstata

 


Não é a toa que quando pensamos em saúde logo nos vem à cabeça o reino vegetal. Sim, é do que brota da terra que vem a cura pra maioria das doenças e a prevenção para quase todas. Os vegetais possuem substâncias extremamente poderosas, capazes de realmente mudar nossa vida para melhor.

E uma das substâncias que vem ganhando cada vez mais destaque entre os amantes do saudável é um tal de licopeno.Você pode ainda não ter ouvido falar dele, mas certamente já topou com ele por aí. O licopeno é um carotenóide, substância de alto valor nutricional e terapêutico. É ele que dá o vermelho da melancia, da goiaba, do tomate, do mamão e de outras frutas. Um pigmento que também dá cor à beterraba e a algumas frutas amarelas.

Isso quer dizer que o consumo dessas frutas é o melhor caminho para acessar os benefícios do licopeno. Que, a propósito, são muitos. Pra começo de história o licopeno é um antioxidante. E como todo antioxidante que se preza, protege o organismo e fortalece o sistema imunológico. O licopeno previne o envelhecimento das células e repara os danos causados pelos radicais livres, que alteram o DNA das células e desencadeiam o processo cancerígeno.

O licopeno é mesmo poderoso. Sua capacidade de neutralizar os radicais livres é maior que a de todos os outros caratenóides: supera em até duas vezes a do betacaroteno, o mais popular deles, e dez vezes o alfa tocoferol. E é graças a esse imenso poder que o licopeno vem sendo tratado como uma das melhores substâncias para prevenir do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, perdendo apenas para o de pulmão. A doença pode estar relacionada a predisposição genética e disfunções hormonais, mas também pode ser resultado de uma vida desequilibrada, com uma dieta desbalanceada, pobre em fibras e rica em gorduras saturadas.

O licopeno protege contra a oxidação do colesterol, dificultando a formação de células malignas que desencadeiam o câncer. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que o consumo de tomate e seus derivados duas ou mais vezes por semana é capaz de reduzir em mais de 20% os riscos da doença.

O poder antioxidante do licopeno também é eficaz contra as doenças coronárias, pois combate a oxidação do colesterol LDL, um dos grandes causadores da arteriosclerose. A substância ainda atua positivamente contra outros tipos de câncer, como o de esôfago, pâncreas, pulmão, mama e pele.


Fotos: jek, Samuel Chiovitti

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial