Polifenóis têm ação protetora também contra o câncer
Paloma Oliveto - Correio Braziliense
No decorrer da pesquisa desenvolvida pela Universidade de Newcastle, os cientistas constataram que, depois de digeridos, os polifenóis presentes no chá verde têm uma ação protetora também contra o câncer, pois diminuem o crescimento das células malignas. No entanto, apesar de a associação entre a bebida e os tumores estar sendo estudada no mundo todo, ainda não há consenso no meio médico.
De acordo com a oncologista da Universidade do Texas Vassiliki Papadimitrakopoulo, embora alguns cientistas relutem em endossar, oficialmente, o chá verde como método preventivo do câncer, as evidências sobre
Vassiliki e outros médicos do Departamento de Medicina Oncológica da universidade testaram o extrato de chá tomado durante três meses, em três doses diferentes, entre 41 voluntários. Cinquenta e nove por cento das pessoas que tinham lesões pré-malignas e receberam as maiores dosagens tiveram melhoras, comparando-se aos 18,2% que tomaram placebo. Os pacientes foram acompanhados durante 27,5 meses e, ao fim do estudo, 15 desenvolveram câncer de boca. Embora a incidência tenha recaído sobre ambos os grupos, aqueles que tomaram o extrato demoraram mais a desenvolver a doença. “O objetivo desse tipo de estudo é determinar se uma substância tem ou não efeito protetivo de longo prazo. Mas são necessárias mais pesquisas nas quais indivíduos com alto risco de desenvolvimento de câncer sejam expostos a esse tipo de suplemento”, disse ao EM.
Já um outro estudo, publicado no ano passado no jornal médico Breast Cancer Research, não encontrou qualquer associação entre a bebida e a redução dos riscos de câncer de mama. “Apesar de pesquisas in vitro e em modelos animais sugerirem que o chá verde pode ter efeitos benéficos na proteção contra o tumor, resultados com humanos foram inconclusivos”, alertou o principal autor do trabalho, Motoki Iwasaki, do Centro Nacional de Câncer dos EUA. “Independentemente do tipo e da quantidade de chá ingerida, não foi verificada a redução do risco”, escreveu. (PO)
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial